Conteúdo de Curso Tubarão - Aprenda a criar seu personagem digital.





Fala galera.

Neste tempo que estou ausente venho recebendo muitos e-mails com dúvidas a respeito do Curso Tubarão, principalmente sobre conteúdo e disponibilidade.

Para facilitar vou responder as principais dúvidas nesta postagem, começando pela disponibilidade e uma surpresa.

O curso está sendo vendido e enviado normalmente mesmo com minha ausência.

E para compensar a falta de conteúdo aqui no site e facilitar o acesso ao curso por mais interessados na área, o mesmo será vendido a um preço bem especial enquanto durarem os estoques :) Confira aqui.

A respeito do conteúdo, segue abaixo uma descrição mais detalhada de cada aula.


 As primeiras 4 aulas tratam da modelagem do tubarão, respectivamente na primeira aula temos uma breve introdução, busca por referências e ensino a posicionar os blueprints de maneira correta na viewport do 3ds Max, posteriormente iniciamos com a modelagem base a partir de um box, o refinamento desta modelagem onde são adicionados os detalhes de guelras, buracos para boca e olhos além de um ajuste especial na malha, e por fim a finalização onde são criados os dentes, gengiva, olhos e demais ajustes finais.
Dentre as aulas 05 à 10 faremos toda a textura e shader do personagem, iniciando pela abertura da malha onde passo dicas da ferramenta UVW Unwrap ao prepararmos o tubarão para a pintura da textura.

Na sexta aula nós exportaremos de uma forma simples e rápida alguns mapas base como ambient oclusion e mapa de cavidade, posteriormente faremos uma iluminação na cena utilizando uma imagem HDRI para gerar reflexo e assim acompanharmos de maneira prática a atuação da textura em ambiente iluminado.

Na aula 08 iremos finalmente compor a textura no photoshop unindo os mapas base e criando algumas novas imagens e padrões.

Utilizando o software Mudbox agora iremos corrigir a textura para que o personagem não apresente nenhuma emenda de imagem em seu corpo e por último vamos configurar os valores de reflexo, bump, brilho, etc... utilizando as texturas criadas para cada canal de maneira rápida e objetiva.


Nesta aula vamos criar o esqueleto do tubarão utilizando a ferramenta CAT presente nas novas versões do 3ds Max, o foco do esqueleto é criarmos algo facilmente animável levando em consideração movimentos típicos de um tubarão, processo que pode ser adaptado a qualquer tipo de personagem.
Aqui dedicaremos nossos esforços para linkar a pele do personagem aos ossos criados, utilizaremos o modificador Skin e durante a configuração eu ensino a como criar as dobrinhas (rugas na pele ao dobrar o personagem) de uma forma pratica apenas com as configurações do Skin.

Nesta aula nós finalizaremos o processo de criação do personagem, as aulas seguintes são um bônus de como aplicar ele em um ambiente real, animar, renderizar e finalizar o vídeo.
Iniciando a sequencia bônus vamos pegar a câmera na mão e passarei dicas de como gravar seu vídeo corretamente para que a captura de movimento da câmera  funcione em qualquer software a ser utilizado, também passo dicas de configurações da câmera, do que deve ser evitado e de possíveis erros que podem provocar um track de má qualidade.
Exportar sequencia de imagens geralmente é fácil, mas aqui vamos abordar e configurar corretamente a questão de frame-rates pensando em termos a melhor experiência possível com o efeito.
A aula 15 é especialmente dedicada à câmera track com o Boujou, nesta aula passarei dicas exclusivas e definitivas de como criar e exportar corretamente seu track para o 3ds Max levando proporções e ângulos de câmera corretos sem que seja necessário diversos ajustes posteriores.

Também vamos testar nosso track no boujou e no 3ds Max garantindo que o movimento seja perfeito em ambos os softwares.
Iluminação e reconstrução do cenário são a abordagem desta aula, vamos utilizar novamente imagens HDRI para criarmos uma iluminação e reflexos perfeitos para que qualquer objeto 3d possa ser aplicado à qualquer cenário real de modo correto, gerando e recebendo luz, sombra e reflexo.
Finalmente chegamos na etapa da animação, aqui vou animar e apresentar minhas técnicas de animação do tubarão, ensinando também a criar movimentos secundários e simular a flexibilidade do personagem.
Agora é hora de configurarmos o render, passo aqui algumas dicas importantes para aumentar o controle do tratamento de cor na pós e principalmente a identificarmos o que mais demora para renderizar e economizarmos várias horas de render.
E por último mas não menos importante, vamos compor todas as imagens geradas no render do personagem ao cenário real fazendo ajustes na luz e tratamento de cor para deixarmos o mais natural possível.

O vídeo abaixo é o resultado real de todas essas aulas ao final do curso.







Para adquirir seu curso ou ter mais informações sobre ele, clique aqui.

11 comentários:

  1. O preço agora esta irresistível...não perdi a oportunidade e comprei o meu...espero receber logo e iniciar os estudos...sucesso Fabrício e obrigado pelo novo desconto.

    ResponderExcluir
  2. Não é possível que agora ainda apareça alguém para reclamar do preço.

    ResponderExcluir
  3. Fabrício recebi hoje o meu curso, chegou mais rapido do que pensei...agora é estudar muito.
    Vlw cara, excelente material, muito sucesso nas vendas. Abrs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Fabrício, aprendi bastante com os seus tutoriais.
    Gostaria de saber, quanto tempo, aproximadamente, leva para chegar o DVD a minha casa ?

    ResponderExcluir
  5. Fabrício, preciso de uma resposta sobre a compra do meu DVD via email ou facebook. Caso ao contrário entrarei com recurso para o cancelamento via paypal;

    ResponderExcluir
  6. Retiro o comentário acima ! Produto entregue ( 5 dias ) dentro do prazo e em perfeito estado. Muito obrigado, otimo curso.

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabricio, gostei do seu site e estou interessado no seu curso. Quanto a disponibilidade, tem em estoque?

    ResponderExcluir
  8. Tanto tempo! #voltafabricio

    ResponderExcluir
  9. O Fabrício perdeu a senha do site?

    ResponderExcluir
  10. I want a shark cgi toy course shark

    ResponderExcluir