Quem é o Fabrício?


Meu nome é Fabrício Rabachim, sou de Itápolis/SP, tenho 27 anos e sempre fui fascinado por efeitos visuais, filmes e computação gráfica.

Com meu primeiro computador no ano de 2004, comecei a estudar vários softwares e técnicas para realização de meus próprios efeitos. Ao começar a publicar meu trabalho na internet, percebi o interesse das pessoas nesse assunto.

Em 2007 recebi um convite da Mariana Rocha (produtora de efeitos visuais do Projac) que me conheceu através de alguns estudos postados na rede e ganhei a oportunidade de visitar a sessão de efeitos visuais da Rede Globo no próprio Projac. Meu trabalho foi elogiado pelo fato de nunca ter tido a oportunidade de fazer algum curso ou algo específico na área, aprendi por conta própria tudo o que sei, iniciando como um hobby.

Após isso passei a investir mais tempo nos estudos e começaram a surgir várias oportunidades. No ano de 2009, resolvi criar este site para ser o espaço de meu portfólio online. O nome do site foi escolhido devido aos comentários de pessoas que viam meus vídeos e comparavam com outros artistas, sempre utilizando o termo "os efeitos do Fabrício", deste termo surgiu ideia de VFX do Fabrício, e o que era para ser um site apenas para apresentação de meu trabalho acabou se tornando algo muito maior com o tempo, hoje contando com vários tutoriais e matérias voltadas a computação gráfica, edição e composição de vídeos o site serve de inspiração e ambiente de estudo para quem quer se aventurar no mundo dos efeitos visuais assim como eu.

Pouco tempo depois de divulgar meus vídeos caseiros na rede, recebi uma proposta de trabalho em uma produtora no RS, onde morei, trabalhei e estudei por três anos, atualmente moro e trabalho na grande São Paulo.

Além dos meus vídeos, o site virou um ponto de referência nos efeitos visuais, contando com vários tutoriais exclusivos criados por mim, tutoriais criados pelos próprios leitores, além de matérias e curiosidades sobre efeitos e computação gráfica. Quero mostrar que não é preciso muito em equipamentos e nem de cursos caríssimos para fazer algo legal e talvez digno de um filme Hollywoodiano, mas sim de muita determinação, estudo e força de vontade.

Sou autodidata nessa área, atualmente moro em São Paulo/SP, aprendi pesquisando e correndo atrás, assim como muitos blogs e sites me auxiliaram no aprendizado espero estar colaborando de alguma forma com quem está dando os primeiros passos nesse gigantesco mundo dos efeitos visuais.